Bem vindo ao SINPOL ON LINE, a versão digital do programa "AÇÃO CIDADÃ", produzido pelo Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe e veiculado às quartas feiras, das 10 às 12 horas da manhã, pela Rádio Aperipê AM.



quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CONCURSOS EM PAUTA - PROGRAMA 01


Nesse quadro vamos trazer informações sobre concursos para a polícia civil nos diversos Estados, com destaque, é claro, para o nosso (Sergipe). Trazendo o máximo de detalhes, analisando editais, provas, detalhes da profissão e tudo o mais que conseguirmos sobre o tema. Até porque, o que não falta é gente querendo entrar na nossa instituição.
E por que não, já que a nossa Polícia Civil hoje, além de orgulho pros sergipanos, é referência pro Brasil? E vamos à luta, afinal cada minuto perdido, é um minuto a mais pro adversário.
Mas, como não poderia deixar de ser, nosso ponto de partida será o edital do último concurso para Agente de Polícia Judiciária. E olha só, hoje faz exatamente 9 anos e meio que foi realizada a última prova para o cargo. 9 anos e meio, nem um dia a mais, nem a menos. Ou seja, a última prova para Agente de Polícia Judiciária de Sergipe aconteceu em 22 de junho de 2001 e foi organizada pela CESPE-UNB e teve aproximadamente 9 mil inscritos. Para o próximo, estima-se pelo menos o dobro. Ou seja, na Polícia Civil de Sergipe, só os melhores para melhor te proteger.
O edital deste último concurso (disponível em http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2002/PCSE_esc-agt/Arquivos/Ed_PCSE_1.pdf)  é indispensável para todos os que estejam se preparando para o próximo, até porque, o conteúdo e o modelo não devem sofrer grandes alterações.
Na época foram 40 questões objetivas, 5 sobre conhecimentos gerais, 10 sobre noções de direito, 15 de língua portuguesa e 10 de conhecimentos de informática. Sendo que esta prova é apenas a primeira etapa do concurso que também envolve uma prova física, exame psicotécnico e um curso de formação realizado na Academia de Polícia Civil do Estado de Sergipe, a boa e velha ACADEPOL atualmente dirigida pelo delegado Abelardo Inácio.
Lembrando que com a aprovação da Lei nº 6.429, de 23 de junho de 2008, para ser policial civil é preciso ter formação superior em nível de bacharelado ou licenciatura em qualquer área do conhecimento, a exemplo do que já se exige há muito para a Polícia Federal, bem como para as melhores e mais eficientes polícias do mundo inteiro. Atualmente, de acordo com a previsão legal, a Polícia Civil sergipana possui, só para o cargo de Agente, cerca de 400 vagas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário