Bem vindo ao SINPOL ON LINE, a versão digital do programa "AÇÃO CIDADÃ", produzido pelo Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe e veiculado às quartas feiras, das 10 às 12 horas da manhã, pela Rádio Aperipê AM.



quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PATRULHA CULTURAL - PROGRAMA 01

Patrulha cultural é um quadro onde se discute segurança pública em geral e a polícia em específico a partir de músicas brasileiras. No programa de estreia do quadro (22/10/2010), a música escolhida foi o Hino da Repressão, da autoria do Chico Buarque. Sendo que, para quem não conhece ou apenas quer ouvir de novo, basta acessar o vídeo abaixo.


A música é um clássico composto em 1979 para o musical "A Opera do Malandro", originalmente feito para o teatro mas que também acabou adaptado para o cinema com a participação de Edson Celulari, Ney Latorraca, Elba Ramalho e Cláudia Ohana nos papeis principais. A música representa a revolta popular contra as torturas praticadas nos porões da ditadura e faz um contraponto ao Hino de Duran em que a autoridade impõe sua força arbitrariamente sobre o indivíduo.

Fica claro na música a ilegalidade e repulsa social à tortura, chamando a atenção pelo seu caráter profético já que, de fato, a tortura acabou por se tornar um escândalo internacional, merecendo hoje expressa vedação constitucional, além de uma rígida legislação específica, a Lei nº 9.455, de 1997.

Some-se a isso que todos os policiais brasileiros são obrigados a assistir aulas de Direitos Humanos durante seus cursos de formação. De sorte que o problema diminuiu muito e cada vez mais vem conquistando a absoluta repulsa dos próprios policiais. Até porque, nem mesmo no auge da ditadura, os verdadeiros beneficiados pela torturas fazia parte do grupo de torturadores.

Assim, como diversas vezes já afirmou o atual Secretário de Segurança João Eloy, a polícia não pode ser arbitrária, mas muito menos pode ser covarde ou aceitar ser intimidada. E cada vez mais essa é a nossa bandeira: a consolidação de uma polícia justa e eficiente, sem abrir mão da vedação à tortura e ao respeito aos Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário