Bem vindo ao SINPOL ON LINE, a versão digital do programa "AÇÃO CIDADÃ", produzido pelo Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe e veiculado às quartas feiras, das 10 às 12 horas da manhã, pela Rádio Aperipê AM.



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

NOTÍCIAS - DESTAQUES DA SEMANA

PELA PRIMEIRA VEZ A SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA SERÁ CHEFIADA POR UMA MULHER




Tendo por metas prioritárias o desenvolvimento de ações nacionais de segurança pública e o combate ao crime organizado, conforme definido pelo Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso, foi nomeada para chefiar a Secretaria Sacional de Segurança Pública – SENASP – a advogada Regina Miki.

Regina tambem será responsável pelo Programa Nacional de Segurança Pública com cidadania, o PRONASCI.

Ela tem em seu currículo ter atuado como secretária de defesa social de Diadema, no interior de São Paulo entre os anos de 2001 e 2008, colaborando para a histórica redução da taxa de homicídios em quase 79% com iniciativas que chegaram a ser premiadas pela ONU. Também atuou como secretária executiva da primeira (e por enquanto única) Conferência Nacional de Segurança Pública – CONSEG, além da reativação e reestruturação do Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP) órgão do qual é presidenta.




DIVERSOS PAÍSES ADOTAM REDES SOCIAIS NO COMBATE AO CRIME





Twitters, orkuts e facebooks já deixaram de ser meras redes sociais e começam a ser utilizadas como ferramentas de segurança pública. Por exemplo, na China pelo menos 500 departamentos de polícia já possuem blogs, sendo que somente o da capital, chamado “Beijing Segura” possui mais de 330 mil seguidores.

Já na Inglaterra a polícia tem utilizado o facebook para buscar pistas sobre autoria de crimes, a exemplo do assassinato da arquiteta Joana Yeates. Segundo investigadores britânicos, a medida é muito mais barata e eficiente do que espalhar cartazes.

No Brasil a medida ainda não encontrou adeptos já que as polícias judiciárias estaduais, que em sua maioria sequer tem um site próprio, optam por priorizar os chamados disk denúncia.


POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL PROMOVE REESTRUTURAÇÃO PARA COMBATER OS EXCESSOS DA “POLITIZAÇÃO INSTITUCIONAL”





Conforme o Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Daniel Lorenz, as polícias civil e militar do DF estão sofrendo uma grave crise de credibilidade junto à população. Segundo o secretário o maior problema está com a polícia civil que, apesar de contar com a melhor estruturada do país, tem sofrido as consequências do excesso de engajamento político partidário dos seus profissionais, o que estaria prejudicando o desempenho das funções de polícia judiciária.

Após reforçar a importância de se valorizar o papel dos policiais e de afastar a influência dos partidos na definição dos dirigentes das polícias civil e militar e até dos titulares das delegacias, o secretário nomeou para a chefia da PCDF a delegada Mailine Alvarenga.

Na cerimônia de posse da delegada Meiline para a chefia da Polícia Civil do DF, o governador Angelo Queiroz declarou que: “dei carta branca ao secretário para ele agir na linha da profissionalização, a ordem é despolitizar a forma de atuação partidária que vinha deteriorando e corroendo a estrutura das nossas instituições de estado”.


SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS – SENAD - PASSA AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA



Essa foi uma das primeiras iniciativas anunciadas pelo ministro José Eduardo Cardozo, sendo oficializada através do Decreto 7.426 publicado no Diário Oficial da União do dia 10 de janeiro de 2011.
Além da SENAD, passam a integrar o MJ o Conselho Nacional de Política Sobre Drogas (CONAD) e a gestão do Fundo Nacional Antidrogas (FUNAD). Antes do decreto, as unidades pertenciam ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.
Com isso o MJ assume as competências, os acervos técnicos e patrimoniais e os direitos e obrigações relativos aos órgãos transferido. Entre elas: articular e coordenar as atividades de repressão da produção não autorizada e do tráfico ilícito de drogas, propor a atualização da política nacional sobre drogas na esfera de sua competência, instituir e gerenciar o sistema nacional de dados estatísticos de repressão ao tráfico ilícito de drogas.


DECISÃO DA JUSTIÇA GARANTE ALIMENTAÇÃO A DETENTOS QUE AGUARDAREM AUDIÊNCIAS NO FÓRUM DE SUZANO // INTERIOR DE SÃO PAULO




A defensoria pública de Mogi das Cruzes conseguiu liminar que garante alimentação aos presos que aguardarem audiências judiciais no fórum de Suzano (a 34 quilômetros da capital paulista). O Defensor Público Rafael de Souza Miranda entrou com uma Ação Civil Pública depois de constatar que os presos ficavam o dia todo sem alimentação quando iam participar de audiências. Um problema que vinha se arrastando há meses. Com a decisão, o Estado deverá providenciar lanches ou marmitas aos detidos no fórum de Suzano, sendo que o lanche deverá seguir o padrão já adotado pela Secretaria de Administração Penitenciária: um kit com dois sanduíches de pão francês e recheio protéico e suco de frutas. De acordo com o Juiz Daniel Fabretti, “privar a pessoa de alimentação por tão longo período é incompatível com a dignidade da pessoa e com o direito à proteção da saúde pelo estado”.

EM SERGIPE, 21 PRESOS NÃO RETORNAM APÓS O INDULTO DE NATAL


Em Sergipe foi concedido o benefício da saída temporária (indulto de natal) para 280 detentos que foram para casa no dia 23 passar com a família, sendo que o retorno deveria ser no dia 29. Este ano, 21 dos presos não retornaram. É o maior índice de evasão já registrado no sistema penitenciário sergipano.

Mas esse não é um problema exclusivo de Sergipe. Em São Paulo 1.680 presos não retornaram aos presídios depois da saída temporária de natal.
A saída temporária é um benefício previsto na lei de execuções penais e depende de autorização judicial. Os condenados que cumprem pena em regime semi-aberto, de bom comportamento, poderão obter autorização para saída temporária do estabelecimento por prazo não superior a sete dias, durante cinco vezes ao ano.
A autorização é concedida por ato normativo do juiz de execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária. Os detentos podem sair cinco vezes no ano: no natal ou ano novo; páscoa; dia das mães; dia dos pais e dia das crianças ou finados.

No caso, quando o preso não retorna à unidade prisional, é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semi-aberto, ou seja, quando for recapturado, volta ao regime fechado.



 MINISTRA DISCUTE PRIORIDADES DA PASTA COM PRESIDENTA DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS


A Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário (foto), recebeu em audiência a Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, Deputada Janete Rocha Pietá (PT/SP). Na audiência  a ministra pediu apoio da deputada na inclusão de políticas de promoção dos direitos humanos no plano plurianual que se inicia em 2012 e se estende até 2016, que será discutido pelo Congresso Nacional já no primeiro semestre deste ano.

A parlamentar conheceu também o trabalho realizado pela Secretaria de Direitos Humanos na área da infância, com destaque para a promoção do registro civil de nascimento, o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes e o plano nacional de convivência familiar e comunitária. A ministra pediu ainda o apoio da comissão para uma mobilização nacional contra a intolerância homofóbica.








O CNJ no ar de hoje destaca o uso das tornozeleiras eletrônicas para o controle de presos do regime aberto e semiaberto, amplamente utilizado na saída de natal em alguns estados. Além disso, o programa acompanha o saldo da semana nacional de conciliação, que beneficiou milhares de pessoas que tinham ações no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que abrange 13 estados e o Distrito Federal.

O programa é resultado da parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Rádio Justiça. O programa é transmitido de segunda a sexta-feira, pela rádio justiça podendo ser acompanhado pelo site www.radiojustica.jus.br.


MINISTRO DA JUSTIÇA COSTURA PACTO DE SEGURANÇA PÚBLICA COM GOVERNADORES



O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deslancha esta semana uma articulação com os governadores estaduais em busca de um pacto nacional pela segurança pública. Para isso, o ministro obteve o aval de Dilma Rousseff para procurar pessoalmente cada um dos governadores e convencê-los a se engajar num esforço nacional pela elaboração de uma “política de estado” para o setor.
O primeiro encontro acontece nesta quinta-feira (13), quando o ministro se reúne com Sérgio Cabral, no Rio de Janeiro. Cardozo deve procurar em seguida os dois principais governadores da oposição: os tucanos Geraldo Alckmin, de São Paulo, e Antonio Anastasia, de Minas Gerais. As audiências estão previstas para a semana que vem, nos dias 17 e 18. Os próximos estados a serem visitados pelo ministro devem ser Ceará, Pernambuco e Bahia.

Com a mobilização, Dilma pretende sinalizar para o cumprimento de mais uma de suas prioridades de governo, alardeadas durante a campanha eleitoral: buscar soluções efetivas e rápidas para violência urbana e o crime organizado. A ideia é promover uma grande reunião entre todos os governadores e a presidente, em Brasília, em fevereiro.

INVESTIMENTO NA SAÚDE É O MAIOR DESDE NOVENTA E CINCO


CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA FARÁ PROGRAMA DE RÁDIO HOJE TRATANDO DO USO DAS TORNOZELEIRAS ELETRÔNICAS PELOS PRESOS

Levantamento feito pela organização não governamental Contas Abertas mostra que o Ministério da Saúde terá  para 2011  um orçamento de setenta e sete bilhões, o maior valor já registrado desde o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso em noventa e cinco,  cuja verba era de noventa e um ponto seis bilhões.

Segundo o secretário da ONG, Gil Castelo Branco, a saúde se tornou uma das áreas que mais desagradaram os brasileiros durante o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Gil castelo branco diz que dos setenta e sete bilhões destinados à saúde, sessenta e oito bilhões é voltado para o Fundo Nacional da Saúde,que é o gestor financeiro dos recursos do Sistema Único de Saúde, o SUS,  por onde é feito os repasses para estados, municípios, além do distrito federal.

FOI DAR OS PARABENS E ACABOU PARABENIZADO


No dia 12/01/2011, os integrantes do Ação Cidadã fizeram questão de dar os parabéns ao Agente de Polícia Judiciária, atleta e diretor do SINPOL/SE Arlindo Sena por ter sido aprovado para o curso de Filosofia no concorrido vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Sena é corredor de rua, já tendo participado diversas vezes da Corrida de São Silvestre. Já possui nível superior e está concluindo uma pós graduação, mas ainda assim resolveu enfrentar o curso de Filosofia, finalmente alimentando um grande sonho da sua vida.

E durante a homenagem, o diretor da Academia de Polícia Civil do Estado de Sergipe, delegado Abelardo Inácio fez questão de ligar para o programa e dar os parabens ao Sena. Mas para sua surpresa o apresentador do programa estava bem informado sobre as conquistas acadêmicas do diretor e todos os presentes fizeram questão de parabenizá-lo.

Para quem não sabe, Abelardo concluiu recentemente o seu mestrado pela UFS apresentando dissertação sobre o sistema penitenciário. Agora, engajou-se em sonhos acadêmicos mais altos e ainda este mês estará dando início ao seu doutorado em Buenos Aires.

Esses dois profissionais demonstram refletir a verdadeira cara que se busca para nossa Polícia Civil enquanto instituição dedicada e sempre em busca de adquirir e produzir conhecimento. Uma realidade cada vez mais corriqueira já que inúmeros policiais civis tem galgado aos mais elevados níveis acadêmicos. Sergipe, mais uma vez, está de parabens graças às qualidades dos seus policiais civis. Cabe ao Estado garantir as condições para que não continuemos perdendo bons homens a cada concurso para áreas mais "bem reconhecidas". Nosso sonho é que a Polícia Civil seja a melhor. Que os outros queiram entrar e não que os nossos sonhem em sair.

SINPOL PREPARA GRANDE PESQUISA SOBRE A POLÍCIA CIVIL DE SERGIPE



No Ação Cidadã do dia 12 de janeiro de 2011 o diretor Otávio Assis esteve presente para falar da grande pesquisa que esta sendo desenvolvida pelo SINPOL/SE e que será desenvolvida ainda no primeiro semestre de 2011 em conjunto com o projeto SINPOL ITINERANTE, conjunto de visitas a todas as unidades policiais civis de Sergipe.

O diretor informou que estão sendo finalizados dois questionários, um enfocando a estrutura física e o outro focado no policial civil.

Com o estudo o sindicato pretende diagnosticar as principais demandas da categoria, para então elaborar a prioridade de pautas e reivindicações. Para tanto, Otávio conclamou a todos os policiais civis que contribuam para o estudo respondendo prontamente ao questionário. Afinal, o SINPOL faz questão de conhecer cada vez melhor aos anseios e necessidades dos seus associados, já que seu compromisso é para que a nossa Polícia Civil continue sendo orgulho para Sergipe e referência para o Brasil!

ANIVERSARIANTES DA SEMANA



Em nome de todos os policiais civis de Sergipe, parabéns aos associados aniversariantes da semana. Nosso sincero abraço e desejo de muitos anos de vida.

ANIVERSARIANTES DO DIA 08 DE JANEIRO:
JOSÉ EVALDO SANTOS DE SOUZA
WELLINGTON GOMES FEITOSA
CARLOS ALBERTO MATTOS TAVARES

ANIVERSARIANTE DO DIA 12:
GIVALDO FERREIRA BISPO 

ANIVERSARIANTES DO DIA 14:
ANSELMO SANTOS SOUZA
ANTONIO LÁZARO QUINTELA DA SILVA
JOSÉ GILDÁSIO CARDOSO VIEIRA

PATRULHA CULTURAL - "DORMI NA PRAÇA"

Nessa semana vamos falar da música “Dormi na Praça” que fez grande sucesso em 2007 com a dupla sertaneja Bruno e Marrone. A música fala de um homem apaixonado que em total estado de abandono e desespero sai andando à noite pela cidade até que, exausto, deita e adormece em um banco de praça qualquer, que muito bem poderia ser a nossa Camerino, Catedral ou Tobias Barreto. Adormece e sonha com sua amada até ser acordado por uma autoridade pública para quem clama. Mas para quem não conhece ou não lembra, é melhor primeiro ouvir a música:



Pelo tipo de atuação, percebe-se que o chamado “guarda” tanto pode ser um policial militar como um guarda municipal uma vez que ao primeiro cabe atuar prevenindo crimes e ao segundo cabe a preservação do patrimônio do município, no caso, a praça. Dois pontos merecem ser abordados nessa música. Inicialmente sobre os motivos da abordagem? Segundo sobre próprio papel da polícia. Sobre os motivos da abordagem, ainda que superficialmente, podemos destacar dois, primeiro a necessidade de evitar que o indivíduo se torne vítima. Assim a abordagem tem por objetivo retirar o indivíduo de uma situação de risco potencial. O segundo motivo poderia ser o entendimento da ocorrência do crime descrito no art. 59 da lei de contravenções penais, ou seja o crime de vadiagem. Para quem não sabe, a Lei das Contravenções Penais determina prisão de 15 dias a 3 meses a quem se “entregar habitualmente à ociosidade, sendo válido para o trabalho, sem ter renda que lhe assegure meios bastantes de subsistência, ou prover à própria subsistência mediante ocupação ilícita”. Ou seja, é o típico crime de ser pobre já que se a pessoa tiver renda para manter-se poderá entregar-se à ociosidade, ainda que seja válido para o trabalho. Muitos defendem que esse crime seja revogado, tamanha a injustiça que representa. Mas lembre, quem define o que é crime não são os policiais, mas os Deputados Federais e os Senadores. Por fim, sobre o papel da polícia, percebe-se na música o reforço à imagem de uma polícia truculenta e arbitrária. Imagem tão injusta quanto seria a de dizer que todo cantor ou compositor é maconheiro. Mas além disso, fica clara a sensação de polícia como “pau pra toda obra”, ou seja, aquela com poderes para resolver todos os problemas após todas as tentativas e meios possíveis falharem. O personagem da canção implora ao guarda que não o deixe ficar sem a amada, que por motivos não revelados o abandonou. Da mesma forma como se clama aos policiais para atuarem quando hospitais, igrejas, famílias e demais instituições, por motivos também não revelados, abandonaram determinados indivíduos.

Semana que vem estaremos de volta com mais um quadro da sua, da nossa, PATRULHA CULTURAL trazendo mais uma música relacionada à sua polícia e à nossa segurança.

AÇÃO CIDADÃ - MAIS UM PROGRAMA, MAIS UM SUCESSO


Na manhã do dia 12 de janeiro de 2011 foi ao ar pela Aperipê AM mais um programa Ação Cidadã. Uma produção do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe, com a locução do Agente de Polícia Judiciária e experiente comunicador Jorge Henrique. Também participaram do programa desta semana os diretores Ricardo Reis e Otávio Assis.

Durante o programa, apareceu no estúdio para fazer uma visita o diretor Arlindo Sena que, de surpresa, recebeu os parabens. Mas para saber mais sobre isso, só na postagem específica sobre o fato.

No Concurso em Pauta, sob a locução de Henrique Maynard mais informações sobre os concursos passados da Polícia Civil de Sergipe, enquanto no Ronda Cultural, o debate da segurança pública a partir da música "Dormi na Praça".

E assim, mais um programa, mais um sucesso, foi ao ar, com o firme compromisso de desmistificar o debate em torno dos temas da segurança pública. Com a intenção de estreitar os laços entre a polícia civil e a comunidade. Mas acima de tudo com a certeza de estarmos sempre fazendo o nosso melhor!