Bem vindo ao SINPOL ON LINE, a versão digital do programa "AÇÃO CIDADÃ", produzido pelo Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe e veiculado às quartas feiras, das 10 às 12 horas da manhã, pela Rádio Aperipê AM.



quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

NOTÍCIAS SOBRE CONCURSO DA PC SERGIPE 2011



"Vamos fazer concursos para ampliar o contingente da polícia civil e militar, fortalecer suas presenças no interior e investir na polícia técnica". Essas palavras foram ditas pelo próprio governador de Sergipe, reeleito no primeiro turno, Marcelo Deda. Quando? Na sua cerimônia de posse, logo no primeiro dia de 2011. Outro a se manifestar a respeito foi o Secretário de Estado da Segurança Pública João Eloy que, conforme foi reproduzido pelo Jornal do Dia, disse que “nossa maior prioridade é concurso público para Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia em Geral, Escrivão e Delegado de Polícia, para a gente poder dar a sensação de segurança à população. É compromisso do governador Marcelo Déda fazer concurso para a Polícia Civil, para a Polícia Militar, para contratação de agentes, peritos, médicos legistas e também de delegados de Polícia e escrivães”. Ou seja, estamos em contagem regressiva para ter novidades. Já está se preparando? Já deu uma olhada no edital do último concurso para Agente? E nos últimos para Escrivão e Delegado? Olha, já avisamos antes: conhecer o edital é fundamental para quem quer ter sucesso em um concurso. Afinal, é o documento que rege todo o processo seletivo, incluindo os direitos e deveres tanto da instituição organizadora quanto dos participantes. Além da forma e tipo de avaliações aplicadas e critérios de classificação.

Portanto, não basta sair lendo direito penal, processual penal, constitucional e administrativo, é preciso conhecer, literalmente, as regras do jogo. Como você já ouviu, espera-se que haja concurso para Agente, Delegado e Escrivão da Polícia Civil sergipana. O último concurso para Agente foi em 2001, para Escrivão tivemos em 2001 e mais recentemente em 2005. Ao passo que para Delegado, os últimos concursos foram em 2000 e 2005. Todos eles realizados pela CESPE, o que leva a crer que o próximo também será.

As provas da CESPE costumam ter duas grandes características: primeiro o fato de serem estruturadas em assertivas de “verdadeiro ou falso”, ao invés de questões de múltipla escolha; em segundo lugar, o fato de que determinado número de questões erradas, anulam uma questão certa, o que elimina a possibilidade de aprovação por sorte. Até porque, para a Polícia Civil de Sergipe, só os melhores.

E para ajudar seus estudos, os editais dos concursos citados, o último para Agente e os dois últimos para Delegado e Escrivão, estarão disponíveis no blog “sinpolonline.blogspot.com” sob o título “Concursos em Pauta – Programa 03”. Nos editais vocês poderão ver que não houve grandes variações entre todos eles. Lembrando que com o advento da Lei nº 6.429 de 2008 o acesso ao cargo de Agente de Polícia Judiciária depende de formação em curso de nível superior em nível de bacharelado ou licenciatura.

Assim, procure estudar por materiais que tenham questões de Direito Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal, Informática e Português, principalmente de concursos anteriores feitos pela CESPE, para que vá se acostumando com o tipo de questões. Lembrando que os editais dos concursos citados, o último para Agente e os dois últimos para Delegado e Escrivão, estarão disponíveis no blog “sinpolonline.blogspot.com” sob o título “Concursos em Pauta – Programa 03”.

Você pode mandar suas perguntas e sugestões diretamente para o e-mail sinpolonline@gmail.com. Semana que vem tem mais Concursos em Pauta. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário